MIGA do Banco Mundial Vê Potencialidade de Investimento em Sectores-Chave Africanos

(English, French)

WASHINGTON, DC, 1 de Fevereiro de 2007—A África Subsariana está a tornar-se um destino mais atraente e hospitaleiro para os investidores, de acordo com um novo relatório —SnapshotAfrica—publicado pela Agência Multilateral de Garantia dos Investimentos (MIGA), um braço do Grupo Banco Mundial para o sector privado. O relatório é um extracto de um estudo conduzido pela MIGA, que compara os custos de funcionamento e condições para os investidores em seis indústrias em nove países da África Subsariana: Gana, Quénia, Lesoto, Madagáscar, Mali, Moçambique, Senegal, Tanzânia e Uganda.

O estudo – concebido para ajudar os intermediários da promoção do investimento nos países em desenvolvimento a atraírem investimento directo estrangeiro (IDE) – é o quinto de uma série de análises sectoriais no âmbito do Programa da MIGA intitulado Global Enterprising Benchmarking. O estudo identifica as vantagens comparativas de cada país, captando um instantâneo, sob o ponto de vista do investidor, de uma indústria num determinado local, num momento estático. No total, foram inquiridos cerca de 300 investidores, tanto estrangeiros como locais, para este estudo.

Em muitas regiões do mundo, o investimento directo estrangeiro estimulou o crescimento económico, o emprego e os meios para a integração na economia global”, afirma Yukiko Omura, Vice-presidente executivo da MIGA, “e isto está a acontecer também em África”.

SnapshotAfrica examinou a atractividade de seis sectores sob o ponto de vista da vantagem dos investidores: têxteis, vestuário, indústria transformadora de alimentos e bebidas, horticultura, turismo e call centers. Presentemente, estes sectores atraem o maior nível de IDE móvel na África Subsariana. (Investimento móvel refere-se ao investimento que pode estar situado em diversos locais – tais como fábricas de automóveis, fábricas de vestuário, etc. – fazendo com que esses locais compitam pelo investimento).

O estudo examinou numerosos investimentos florescentes, destacando o potencial ainda por explorar destes sectores. Face aos actuais baixos níveis de investimento, a vantagem de se ser o “primeiro a chegar” compensará os investidores prontos a entrar nestes mercados relativamente pouco desenvolvidos. Para os potenciais investidores, Snapshot Africa apresenta informações comparativas e condições nos sectores acima mencionados, difíceis de encontrar, e pode ajudá-los a desenvolver as suas opções de selecção do local.

Apesar dos muitos desafios com que se deparam os negócios em África, o relatório da MIGA Snapshot Africa indica que existem consideráveis possibilidades para novos investimentos e para a diversificação e expansão de novas actividades no continente”, refere David Bridgman   que encabeçou o relatório. “Esperamos que as conclusões deste estudo ajudem os governos e os intermediários da promoção do investimento a explorar maneiras criativas de atrair parceiros externos nos sectores em que tenham a maior vantagem comparativa.”

Para ver o estudo, visite a página www.fdi.net/snapshot_​africa.

For information:
Angie Gentile, agentile@worldbank.org, 202.473.3509