A MIGA, Agência Multilateral de Garantia do Investimento

A MIGA, Agência Multilateral de Garantia do Investimento, do Banco Mundial reune-se com funcionários moçambicanos e representantes da comunidade empresarial
Conversações incidem sobre o aumento do investimento estrangeiro

Maputo, 4 de Dezembro de 2002 — A Agência Multilateral de Garantia do Investimento, que é membro do Grupo do Banco Mundial, pode jogar um forte papel no sentido de apoiar Moçambique a atrair o investimento estrangeiro, afirmou na quarta-feira o Vice Presidente da MIGA, Roger Pruneau, num encontro com o Presidente Joaquim Chissano.
O encontro teve lugar no decurso de uma visita efectuada pelo Sr. Pruneau e uma delegação de representantes da MIGA para discutir as vias através das quais a Agência pode ajudar ainda mais Moçambique a encorajar os investidores estrangeiros a investir no país. Realizaram-se encontros também com funcionários governamentais, incluindo a Ministra do Plano e Finanças, Luisa Diogo, bem como com membros da comunidade empresarial.

"Moçambique registou sucessos económicos significativos nos últimos anos, impulsionados em parte pelo sector privado," referiu Pruneau. "Nós na MIGA esperamos poder continuar a ajudar Moçambique a manter esse crescimento e avançar mais, encorajando o aumento do investimento estrangeiro por via dos nossos programas de garantia e de assistência técnica."

A MIGA faz a cobertura de garantia (seguro) contra os riscos de investimento não comercial tais como restrições nas importações, violação de contratos, expropriação, guerra e distúrbios civis, oferecendo protecção aos investidores privados que encontram oportunidades de negócios em África, que considerem atractivas, mas que possam estar preocupados com os riscos políticos.

Desde que se tornou membro da MIGA em 1994, Moçambique já firmou quinze contractos com garantias da Agência, totalizando $190 milhões em garantia de cobertura. O valor do investimento directo estrangeiro facilitado pela MIGA até a data é de cerca de $1.5 bilhões.

Hoje, Moçambique ocupa o 9° lugar na carteira da MIGA em termos cobertura. A MIGA já deu apoio a projectos em Moçambique nos sectores da agricultura comercial, finanças, infra-estruturas, manufactura e turismo. Um desses empreendimentos, com investidores das Mauricias e da África do Sul, contempla a reabilitação e a privatização parcial da maior açucareira de Moçambique (Marromeu). O projecto que se situa na região norte flagelada pela guerra e pelas cheias vai ter um importante impacto na criação de emprego e substituição de importações. A MIGA vem apoiando igualmente o mega projecto da Mozal, que é a segunada maior fundição de aluminio do mundo. Adicionalmente, a MIGA encontra-se actualmente a finalizar várias transacções "Sul - Sul" relativamente a infra-estruturas e manufactura, junto de invstidores regionais.

Por outro lado, Moçambique é um dos quatro países piloto abrangidos por uma iniciativa da MIGA e do Governo da Suiça, lançada nos princípios de 2002, para apoiar os intermediários da promoção do investimento em países africanos com grande potencial para que estes possam estar em contacto com investidores internacionais de modo a atrair o investimento estrangeiro directo para servir mercados globais. Ao abrigo da iniciativa, a MIGA está a prestar assistência técnica ao Centro de Promoção do Investimento de Moçambique (CPI).

"O lançamento do programa ocorre num momento oportuno para Moçambique, já que o mesmo apoia a indústria de exportação não tradicional, uma área com grande potencial e que é encorajada pelo Governo," indicou Pruneau.

For information

In Maputo: